"É claro que não tenho tempo nem espaço para contar demoradamente todos os números que constituíram este Festival. Não posso, no entanto, deixar de me referir, embora ao de leve, a alguns dos seus pontos mais altos. Estou a pensar por exemplo na Festa da Lua, em Armação de Pêra: primeiro, uma visita às furnas, iluminadas com archotes, onde vivem centenas ou talvez milhares de pombas-bravas; no mar, todos os barcos de Armação engalanados e iluminados; no meio do areal, um barco colorido, rodeado por uma guarda de honra de pescadores, de remos ao alto. E, sobre esse barco, pálida, sob a pálida brancura da Lua, Amália, sozinha, de pé, com um vestido negro que a tornava ainda mais branca. Na praia, coalhada de gente, um silêncio mortal. Começaram a ouvir-se as guitarras escondidas na sombra e a voz de Amália, vibrante, pura como um cristal, abalou o silêncio, a noite, a própria Lua que a iluminava. Havia uma leve aragem e eu disse à Jacqueline, que tinha vindo passar umas semanas a Alporchinhos:
– Dommage qu’il fasse un peu froid.
Ao nosso lado uma francesa, elegante e muito bela, voltou-se para mim, sorriu e disse:
– Qu’est-ce que ça fait, madame! C’est beau, c’est terrivelmente beau!
Amália cantou, cantou, cantou durante duas horas, e depois, quebrado o fascínio, andou de grupo em grupo na praia, onde tínhamos preparado, sobre a areia, uma ceia bem típica: «vilas» de amêijoas, ostras e polvos grelhados, azeitonas britadas com orégãos, pão de trigo, queijos de Serpa, vinho da Lagoa e de Portimão, figos e amêndoas, morgadinhos e dom-rodrigos, aguardente de medronho, etc., etc., tudo incluído no bilhete de entrada no grande recinto reservado da praia. Foi nessa ceia que o Larbi Jacoubi, visivelmente impressionado com Amália, tirou do dedo um anel que lhe ofereceu com estas palavras:
– Como vê, este anel tem como adorno um olho de boneca. Tenho outro igual em Tânger, com o outro olho da mesma boneca. Use este, que eu vou usar o outro, e assim ficaremos ligados até ao fim da vida.
Não sei por onde andará a estas horas o anel do Larbi. O da Amália, na melhor das hipóteses, está certamente esquecido, abandonado, no fundo duma dessas gavetas que se abrem de anos a anos e que cheiram a passado, a coisa morta, a velhos perfumes que foram mas que já não são.
– Dommage qu’il fasse un peu froid.
Ao nosso lado uma francesa, elegante e muito bela, voltou-se para mim, sorriu e disse:
– Qu’est-ce que ça fait, madame! C’est beau, c’est terrivelmente beau!
Amália cantou, cantou, cantou durante duas horas, e depois, quebrado o fascínio, andou de grupo em grupo na praia, onde tínhamos preparado, sobre a areia, uma ceia bem típica: «vilas» de amêijoas, ostras e polvos grelhados, azeitonas britadas com orégãos, pão de trigo, queijos de Serpa, vinho da Lagoa e de Portimão, figos e amêndoas, morgadinhos e dom-rodrigos, aguardente de medronho, etc., etc., tudo incluído no bilhete de entrada no grande recinto reservado da praia. Foi nessa ceia que o Larbi Jacoubi, visivelmente impressionado com Amália, tirou do dedo um anel que lhe ofereceu com estas palavras:
– Como vê, este anel tem como adorno um olho de boneca. Tenho outro igual em Tânger, com o outro olho da mesma boneca. Use este, que eu vou usar o outro, e assim ficaremos ligados até ao fim da vida.
Não sei por onde andará a estas horas o anel do Larbi. O da Amália, na melhor das hipóteses, está certamente esquecido, abandonado, no fundo duma dessas gavetas que se abrem de anos a anos e que cheiram a passado, a coisa morta, a velhos perfumes que foram mas que já não são.
(...) Limitar-me-ei, pois, a falar dos dois pontos mais altos desta nova série de espectáculos. Amália cantava em Albufeira sobre um estrado de madeira, numa grande esplanada na praia. Estava um pouco de vento e havia humidade no ar. Quando Amália chegou a meio da tarde, convidei-a para tomar chá no hotel e ela disse-nos, à Inês e a mim, que estava preocupada com a sua garganta, pois, além de não gostar de cantar ao ar livre, a tarde não fazia prever de modo algum uma daquelas noites mornas tão frequentes no Algarve. A certa altura a Inês afastou-se e nós ficámos sozinhas a saborear o nosso chá numa pequena sala confortável e deserta. Conversámos então um pouco. Em dado momento perguntei-lhe:
– O que pensa, Amália, quando lá fora, diante duma plateia cosmopolita, é alvo de tão grandes e tão espontâneas ovações?
Ela calou-se um momento e respondeu com um ar de profunda sinceridade:
– Penso que nada daquilo é comigo, que eu estou ali, sim, mas que não sou eu, que estou longe, muito longe, e que estou a cantar, a agradecer e a sorrir como se fosse outra pessoa, como se de qualquer modo estivesse a receber aplausos que não me eram destinados.
A sinceridade da sua voz comoveu-me. Aliás, Amália surpreende-me sempre. Um dia, tendo cortado os cabelos, que usava então pelos ombros, não pude esconder a minha pena e exclamei:
– Oh, Amália, os seus cabelos! Que pena!
Ela sorriu e perguntou-me:
– Estou horrível, não estou? – E acrescentou: – E agora primeiro que cresçam... Sabe como lhes chamo? «Crime e Castigo»!
Disse há pouco que a Inês nos deixara, mas não disse porquê. Vendo a nossa preocupação por causa do tempo, sabem o que ela fez? Foi ter com um velho marinheiro e com o auxílio dele montou no estrado uma vela de traineira, que, logo que Amália começou a cantar, se ergueu como se o estrado fosse de facto um barco a fazer-se ao mar. Este efeito de cena era duma tal beleza que foi recebido com uma enorme ovação. Estavam centenas de pessoas presentes, sobretudo estrangeiros, e Amália, assim protegida do vento, pôde cantar, duma maneira fabulosa, sem prejuízo da sua prodigiosa garganta.
Se a vida fosse uma estrada larga, uma recta do princípio ao fim, a memória poderia acompanhá-la sem solavancos, sem desvios, sem intermitências. A vida porém é um caminho sinuoso cheio de atalhos, de desvios, de encruzilhadas, onde a memória às vezes se perde e onde é preciso persegui-la até reencontrarmos o fio condutor. (...)"
Fernanda de Castro
Ao Fim da Memória, vol. II
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